quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Audiência pública: O fim de uma era

Ocorreu ontem a audiência pública acerca da demolição do ginásio Artur Müller para a construção de um terminal de ônibus no local...

O que isso tem haver com a minha pessoa? Nada, pois além de não participar de atividades esportivas, em virtude de minha deficiência, também não usufruo o transporte coletivo em nossa cidade, portanto estava neutro, o que o povo que usufrui aquele espaço decidisse, pois bem eu iria apoiar...

Até que na semana que antecedeu o dia de ontem, o ilustre secretário Sr. Ivo Konel proferiu a seguinte frase: "Com ou sem aduiência, o ginásio vêm abaixo!". Obrigado ao senhor, por acender o espirito de democracia no povo jaraguaense, e ao mesmo tempo arruinar uma reputação que já estava manchada no meio politico.

Como pode um cidadão proferir esta frase, sendo que o mesmo depende do voto do povo para se eleger ou eleger seu "padrinho" em eleições futuras?

O tempo autoritário, em que um mandava e os outros obedeciam, já se foi, ilustre secretário. O tempo agora é de DEMOCRACIA, onde todos podem opinar diante determinada situação e decidir o futuro da sua cidade, estado, país.

Ontem, foi o divisor de águas, onde a população jaraguaense mais uma vez mostrou a força de seu povo diante de tamanho absurdo, que é a demolição de um ginásio que propícia momentos de lazer (quando em condições), para a construção de um terminal, do qual sequer projeto foi apresentado aos munícipes.

Diante da situação adversa, restou ao ilustre secretário, proferir insultos aos que vinham de forma humilde expor a sua opinião sobre o referido caso, chamando os mesmos de TROUXA e demais xingamentos, todos na tentativa de desestabilizar quem estava fazendo o uso da palavra e transformar a plenária em um verdadeiro "ringue de luta".

Um comentário:

Franklin Tadeu Hanemann disse...

De acordo com alguns questionamentos, resolvi postar alguns motivos que me levaram a tomar decisão contrária a demolição:

• O terreno no qual ele está situado foi repassado pelo Estado ao nosso município, para o mesmo abrigar práticas esportivas, sendo que para sua finalidade ser alterada, vários tramite deveriam ser feitos, no sentido de repassar um patrimônio público para uma empresa privada (Canarinho).
• Assisti a um vídeo, o qual demonstra boa parte da história do ginásio, em sua maioria atletas competindo diversas modalidade esportivas, em sua essência, vôlei e basquete. Crianças praticando esportes, tendo momentos de lazer e descontração naquele ginásio, enquanto poderiam estar “perdidas” nas drogas e/ou caminhos semelhantes.
ASSISTAM AO VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=zI8VOtsSpu8
• Sim, mas e agora que este espaço está tomado pelas drogas, prostituição e afins porque não demoli-lo e construir um terminal de ônibus no local? Se já temos a arena praticamente abandonada depois que o time de futsal acabou, qual é o sentido de termos mais um ginásio para a prática de esportes, se este que já existe poderia abrigar as competições antigamente disputadas no Artur Muller?

1. No meu ponto de vista, um terminal onde está o ginásio hoje, afetaria o trânsito na cidade que em horários de pico já está caótico. Mas, então você está dizendo que não é preciso um terminal de ônibus mais amplo em nossa cidade? Não, pelo contrário, precisamos sim, até porque o nosso município tende a crescer mais e mais, o que irá gerar uma alta demanda de ônibus disponíveis para a população. Não seria melhor talvez, um mini-terminal em cada bairro para que as pessoas possam ter um acesso facilitado aos seus destinos, do que toda vez terem de se locomoverem a apenas um terminal central? Ah, mas e o custo? Não seria muito elevado? Não sei, assim como também não se sabe quanto iria custar um terminal em uma área central como no ginásio, mas concerteza o trânsito não iria ser tão prejudicado. Esta questão do trânsito me preocupa bastante, pois eu vejo que não estamos nos preparando para o futuro. A população está aumentando gradativamente e nós ainda estamos pensando em construir uma coisa “para agora”, ao invés de pensarmos que no futuro esta construção não irá agregar em nada, tamanha demanda de pessoas que usufruirão do transporte coletivo.
2. Quanto á segunda questão, os atletas que praticam esportes como vôlei e basquete alegam que o piso da arena não é apropriado para a prática de esportes que exigem muita impulsão como é o caso dos citados. Tá, mas e daí, isto não é motivo para se manter um ginásio em péssimas condições como o Artur Muller hoje em dia? Não seria melhor construir um novo? Aí vale a questão orçamentária, o que não pode é esta criançada ficar só na promessa de que um novo ginásio irá ser construído, e enquanto isso, ficar a mercê das drogas e da prostituição.
• Uma frase que me marcou bastante foi: “COM OU SEM AUDIÊNCIA O GINÁSIO VEM ABAIXO!”. Se esta pessoa que proferiu esta frase, viesse com argumentos condizentes a sua proposta, eu tinha tudo para ficar neutro nesta questão e não correr atrás de argumentos para tomar posição contrária a demolição!
• Para finalizar, todos os munícipes têm direito a opinar sobre o caso referido, porque no dia da audiência só os que eram contra a demolição compareceram?